Bela Vista: curiosidades históricas do bairro e o que fazer por lá

Maio 10, 2024 - Tempo de leitura: 2 minutos

Quem conhece São Paulo certamente adora o bairro Bela Vista! É nele que grande parte da cultura paulistana está enraizada e onde se localiza a famosa Avenida Paulista, point oficial para jovens, famílias e todos os trabalhadores, que vão de um lado para o outro.

Se você também tem curiosidade e quer saber mais sobre a história desse lugar tão emblemático para os paulistas, continue lendo. Nós separamos alguns fatos históricos e curiosidades para compartilhar!

A Bela Vista faz parte dos vários bairros ítalo-paulistanos da capital, já que sua história data do fim do século XIX, onde a predominância dos residentes da região era de imigrantes.

Tudo começou com uma região denominada “Campos do Bexiga”, onde haviam várias propriedades rurais que pertenciam a Antônio José Leite Braga, o qual foi apelidado como “Bexiga”. Aos poucos, o nome foi trocado por moradores da região para “Bixiga”, grafia que permanece até hoje.

Foi só em 1910 que o bairro mudou oficialmente o nome para “Bela Vista” e começou a se desenvolver mais rápido. Um dos principais detalhes que impulsionou esse movimento de expansão e desenvolvimento da economia do bairro foi a criação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) em 1948, o que deu vida e trouxe o aspecto boêmio para a região.

A construção da Paróquia Nossa Senhora da Achiropita também foi fundamental para a transformação do local. Até hoje celebra-se a Festa de Nossa Senhora da Achiropita. Anualmente, na Rua 13 de Maio, essa comemoração atrai moradores e visitantes para uma festa com comes e bebes brasileiros e italianos.

Foto: Festa de Nossa Senhora da Achiropita/Divulgação

Por ser localizado no centro e já muito popular entre as pessoas da época, o bairro Bela Vista foi agraciado com uma boa infraestrutura e acompanhou o crescimento econômico da cidade de São Paulo de perto. (Fonte)

Hoje, o espaço ainda conquista muitos visitantes ao longo do ano por conta das facilidades e points. São muitas lojas, restaurantes e torres empresariais que permeiam todo o lugar e atraem milhões de pessoas.

A região é um verdadeiro orgulho para os residentes! Por isso, separamos algumas dicas de lugares para visitar, resgatar as tradições antigas do bairro e até mesmo se sentir na Itália!

Sobre

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, uma via que pulsa com a energia de São Paulo, guarda segredos arquitetônicos que surpreendem a cada esquina. Em uma recente exploração pela movimentada avenida, nossos olhos foram cativados por um elemento único que acrescenta um toque de distinção ao seu cenário já diversificado: a Galeria Espiral.